Instituto Pensar - ?Temos que alterar a realidade brasileira?, diz presidente do PSB

?Temos que alterar a realidade brasileira?, diz presidente do PSB

por: Igor Tarcízio e Nathalia Bignon 


Presidente do PSB, Carlos Siqueira ? (Foto: Reprodução)

Em evento virtual realizado na noite desta segunda-feira (1º), o PSB lançou oficialmente seu Caderno 4 ? Autorreforma e Socialismo Criativo, livro que reúne as teses e propostas dos socialistas atualizadas e debatidas no processo de reestruturação interna do partido.

Conduzido pelo presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, a cerimônia de lançamento reuniu o doutor em Economia e professor da Universidade Federal do Paraná, Marco Cavalieri, e o doutor em Filosofia do Direito e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, José Luiz Horta. Também participaram o presidente do Instituto Pensar e ex-deputado federal, Domingos Leonelli, e dos integrantes da comissão organizadora da publicação, Paulo Bracarense e Sinoel Batista.

À militância, Siqueira comentou a importância da construção do documento para fundamentar o processo de reestruturação das bases da legenda.

"O passado já passou. Agora temos que construir um futuro criativo, inteligente e capaz de alterar profundamente a realidade brasileira?, afirmou o presidente.

Citando as raízes teóricas que culminaram no desenvolvimento das teses econômicas da Autorreforma, Cavalieri destacou o resgate de um projeto nacional de desenvolvimento para o país.

"Esse livro, pra mim, é uma luz no fim do túnel. Desde a redemocratização do país que não há um plano nacional econômico?, afirmou.

Desferindo críticas diretas à atual gestão, o professor paranaense apontou que o plano do governo de Jair Bolsonaro objetiva o desmonte ? com os planos de desestatização de grandes empresas públicas e cortes "profundos? em direitos essenciais, como a educação e saúde.

Iniciando com homenagens aos ideólogos que ajudaram a fundamentar as teses da Autorreforma, Borges Horta analisou a origem do neoliberalismo, doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia. O professor ressaltou a necessidade de conjunto sistemática que "bata de frente? com a dominância neoliberal?.

Horta também chamou atenção para a ?ousadia democratica? da Autorreforma, afirmando que o PSB atingiu a meta de propor um socialismo para o período atual.

A Autorreforma do PSB

A autorreforma do PSB, que teve o pontapé inicial na Conferência Nacional, em novembro de 2019, propõe soluções concretas e inovadoras para o país nos âmbitos econômico, social, cultural e ambiental, por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento. A iniciativa é uma resposta à necessária renovação dos partidos frente à crise do sistema político e à ausência de propostas para a superação dos graves problemas estruturais no país.

Os cinco eixos temáticos do livro são: Reforma do Estado; Economia: prosperidade, igualdade e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável e economia verde; Políticas sociais e cidades criativas; e Socialismo criativo, democracia e o partido que queremos.

Eles apresentam as teses dos socialistas em torno de temas como revolução criativa na educação, economia criativa como estratégia de desenvolvimento, Amazônia 4.0, ?empregos verdes?, reforma urbana, não violência ativa como forma de luta pelos direitos, entre outros.

As propostas do Caderno 4- Autorreforma e Socialismo Criativo darão respaldo aos debates nos congressos estaduais e municipais, que ocorrerão ao longo do ano, provavelmente de forma virtual, devido à pandemia.

As teses da Autorreforma, assim como um programa e um manifesto novos serão aprovados finalmente no Congresso Nacional do partido, em novembro



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: